O custo da água para os lisboetas irá aumentar no início de 2026. Quem o informa é a Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL), que revela que o preço do consumo da maioria dos seus clientes domésticos irá crescer 17 cêntimos por mês, na capital portuguesa. A medida será implantada já a partir de quinta-feira, dia 1 de janeiro.
Segundo a empresa que tutela o abastecimento de água na capital portuguesa, “a atualização de preços para a grande maioria dos clientes domésticos da EPAL, cerca de 85% (consumo médio mensal de 7 m3 e um contador até 25mm), é de 17 cêntimos por mês”.
As tarifas foram atualizadas conforme a previsão do índice harmonizado de preços no consumidor, publicado e aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).
Apesar do aumento, a EPAL ressalva que tem disponível a Tarifa Social da Água direcionada a clientes mais carenciados, que prevê descontos que podem ir até aos 93%, e uma Tarifa Familiar destinada a agregados familiares com cinco ou mais pessoas.