Os portugueses vão regressar às urnas, já no dia 8 de fevereiro, para escolher entre António José Seguro e André Ventura para Presidente da República. E, tal como aconteceu na primeira volta das eleições, poderá votar antecipadamente.
Todos os eleitores que se inscrevam para o voto antecipado no site do Ministério da Administração Interna, ou por via postal, podem exercer o seu direito de voto em 1 de fevereiro.
Para este sufrágio, são elegíveis para este tipo de voto todos os doentes internados em estabelecimentos hospitalares, “mediante disponibilização do correspondente documento comprovativo do impedimento”, e os presos, desde que não estejam privados de direitos políticos. Quem cumprir com este perfil, deverá realizar a inscrição para o voto antecipado entre os dias 20 e 29 de janeiro.
Também se podem juntar todos os eleitores que queiram votar antecipadamente em Mobilidade. As inscrições deverão ser feitas entre os dias 25 e 29 de janeiro, sendo que o exercício deste tipo de voto está alargado a todos os eleitores recenseados no território nacional no sétimo dia anterior ao das eleições.
De salientar que a mesa de voto antecipado, a constituir em cada município, é escolhida pelo eleitor. Os residentes no estrangeiro, o dia de ir às urnas é 7 de fevereiro.
Tal como aconteceu na primeira volta, os eleitores deverão receber uma mensagem ou um email a confirmar a data e o local do voto antecipado.