Carla Tomé Domingos tornou-se esta quarta-feira, dia 28, a primeira mulher da Guarda Nacional Republicana (GNR) a ser promovida à categoria de oficial general, após cerca de 33 anos de carreira na instituição.
A promoção foi assinalada pela própria GNR nas redes sociais, que destacou o percurso da coronel de Administração Militar como um “exemplo de dedicação e profissionalismo”, sublinhando ainda que o feito “inspira não só camaradas, mas especialmente as mulheres que vestem a farda da Guarda Nacional Republicana”.
Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou o momento histórico através de uma nota publicada no site oficial da Presidência.
“Dando cumprimento ao previsto no Estatuto dos Militares da Guarda Nacional Republicana (GNR), o Presidente da República assinou os decretos de promoção a oficiais generais, onde se inclui a primeira mulher da GNR a atingir o posto de brigadeiro-general, a coronel de Administração Militar Carla Tomé Domingos”, refere o comunicado.
Na mesma nota, o chefe de Estado sublinha tratar-se de “um marco histórico para esta instituição centenária”, alcançado aproximadamente 33 anos após o ingresso de Carla Tomé Domingos no Curso de Oficiais da GNR.
No quadro hierárquico da Guarda Nacional Republicana, a categoria de oficiais corresponde ao topo da carreira militar, sendo a subcategoria de oficiais generais a mais elevada. Esta integra os postos de brigadeiro-general, major-general e tenente-general.