A Polícia de Segurança Pública (PSP) desmantelou um grupo constituído por cinco jovens, com idades compreendidas entre os 15 e os 23 anos, suspeitos da prática de vários roubos nas zonas de Cascais e do Estoril.
De acordo com a investigação, conduzida pelo Ministério Público e pelo Juízo de Família e Menores, os suspeitos abordavam as vítimas com pretextos banais, encurralando-as de seguida e recorrendo a intimidação, ameaças e agressões físicas para se apoderarem de bens de valor.
Entre os objetos roubados encontram-se telemóveis, relógios, peças de vestuário, calçado e carteiras contendo documentos pessoais e cartões bancários. Num dos casos referidos pelo Jornal de Notícias, uma das vítimas foi queimada no rosto com a ponta de um cigarro ao tentar resistir ao assalto.
Após os roubos, os arguidos obrigavam as vítimas a fornecer os códigos de desbloqueio dos telemóveis e as credenciais de acesso ao iCloud, utilizando posteriormente aplicações como Revolut e AliExpress para realizar compras até esgotarem os saldos disponíveis.
No âmbito da operação policial, foram realizadas buscas domiciliárias no concelho de Cascais, que permitiram apreender vários dos telemóveis roubados, outros objetos associados aos crimes e as armas utilizadas nas agressões. A PSP adianta ainda que a atuação do grupo se estendia para além do concelho de Cascais, existindo referências a ocorrências semelhantes noutros pontos do distrito de Lisboa.
Relativamente às medidas de coação, o menor foi sujeito a internamento em centro educativo, enquanto os restantes suspeitos foram presentes a tribunal. Três ficaram em prisão preventiva e um ficou obrigado a apresentações periódicas às autoridades.