A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve um gangue que se dedicava ao furto e desmantelamento de viaturas. A operação decorreu do cumprimento de 21 mandados de busca domiciliária e não domiciliária e conduziu à detenção de nove pessoas.
As buscas realizaram-se entre Espinho, Vila Nova de Gaia, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Ovar, Marinhais, Porto de Mós e Sandim.
A investida policial esteve a cargo da Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial de Espinho, que procedeu à apreensão de diversas armas, 716 doses de estupefacientes, 4.840 euros em numerário, ferramentas utilizadas para o furto e desmantelamento dos automóveis, duas viaturas roubadas e cinco utilizadas pelos suspeitos na prática de ilegalidades.
Entre os detidos estão oito homens indiciados pela prática de diversos crimes e uma mulher apanhada em flagrante delito pelo crime de ofensas à integridade física.
Foram ainda recuperadas oito viaturas furtadas, tendo sido devolvidas aos respetivos proprietários.
Os suspeitos foram presentes ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto. Cinco deles ficaram em prisão preventiva.
Com esta ação, as autoridades conseguiram também identificar o local onde os veículos eram desmantelados e identificar várias oficinas que recebiam e armazenavam peças furtadas.