A Polícia de Segurança Pública (PSP) desenvolveu, entre os dias 9 e 13 de fevereiro, em todo o território nacional, a tradicional operação de sensibilização e informação à população escolar intitulada “No Namoro Não Há Guerra”, com o objetivo de reforçar a prevenção da violência doméstica e, em particular, da violência nas relações de namoro. Isto após um relatório, do ano de 2025, mostrar um aumento considerável de violência entre namorados.
Em comunicado, a PSP explicou que esta ação visou “reforçar o compromisso da prevenção da violência doméstica e, em particular, da violência no namoro, promovendo ações de sensibilização direcionadas aos jovens do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário”.
Os dados mais recentes sobre este fenómeno apontam para um aumento das queixas relativas à violência no namoro em 2025. De acordo com o comunicado enviado ao 24Horas, foram registadas 1.663 denúncias de violência no namoro no ano passado, o que representa um crescimento de cerca de 15 % face ao ano anterior, em que foram contabilizadas 1.412 queixas. Este aumento foi destacado pelas autoridades como motivo de alerta para a necessidade de intensificação das ações de prevenção e apoio à população jovem.
No mesmo comunicado a PSP sublinha a importância de disponibilizar apoio a vítimas mais vulneráveis, tendo criado as Estruturas de Atendimento Policial a Vítimas de Violência Doméstica (EAPVVD). Atualmente, a força de segurança dispõe de 19 destas estruturas distribuídas pelos comandos metropolitanos do Porto e Lisboa, pelo comando regional da Madeira e pelos comandos distritais de Castelo Branco, Évora, Portalegre, Setúbal e Viseu.