Parece uma história de um livro de conto de fadas. O Mjällby, uma equipa sueca de uma vila de pescadores com apenas cerca de 1300 habitantes, foi campeão nacional contra todas as expectativas.
O Mjällby tornou-se campeão, pela primeira vez na sua história, com três jornadas de antecedência esta segunda-feira, dia 20, depois de derrotar o IFK Göteborg fora de casa por 0-2.
A história do clube e da cidade é espetacular. O clube foi fundado em 1939, na cidade de Hällevik, a sul da Suécia. Em 2016 encontravam-se na terceira divisão e ultrapassavam grandes dificuldades financeiras. Em 2018 conseguiram subir para a segunda divisão e estavam a um passo do escalão mais alto do futebol sueco. A derradeira subida de divisão aconteceu um ano mais tarde.
Agora, o Mjällby junta-se ao lote muito restrito de equipas ‘pequenas’ que conseguiram ganhar um campeonato nacional. A mais recente, recorde-se, terá sido a lendária época do Leicester City, de Inglaterra, que venceu a Premier League pela primeira vez na sua história quando, à partida, eram dos principais candidatos à descida de divisão.
Em Portugal, o mais próximo de um acontecimento destes aconteceu quando o Belenenses venceu o campeonato nacional, na época 1945/46, e, mais recentemente, o Boavista, em 2000/01, liderado por Jaime Pacheco e com jovens craques como Petit. De referir que à data destas vitórias, ambos os clubes ombreavam com os favoritos e grandes donos das vitórias na primeira Liga portuguesa: Benfica, Porto e Sporting. Não sendo, portanto, comparáveis à pequenez deste Mjällby.