A rainha emérita Sofia, de 87 anos, está prestes a concretizar um dos projetos mais pessoais da sua vida: a criação de um abrigo de animais, uma ambição antiga ligada à sua reconhecida dedicação à causa do bem-estar animal.
A antiga rainha de Espanha fez questão de acompanhar de perto o avanço das obras, enquanto acompanha a distribuição das futuras instalações. O centro ficará localizado em Arganda del Rey, no distrito de Madrid.
Em julho do ano passado, o município já tinha tornado pública a aprovação do projeto apresentado pela Fundação Rainha Sofia, que solicitou a colaboração da autarquia para a sua concretização. Na altura, o presidente da câmara, Alberto Escribano, manifestou o apoio da autarquia, afirmando: “Dizemos sim pelos animais, dizemos sim por todos os habitantes de Arganda e dizemos sim para continuar a crescer.”
A ligação de dona Sofia ao mundo animal estende-se ainda a iniciativas de conservação. No Zoo de Madrid, é recordada a sua proximidade ao panda Chulín, o primeiro exemplar nascido em cativeiro na Europa, descendente de pandas oferecidos pelo Governo chinês aos reis de Espanha e posteriormente doados ao jardim zoológico. O seu envolvimento nesta causa valeu-lhe reconhecimento internacional, nomeadamente a medalha de ouro dos prémios Giant Panda Global, atribuída em 2019 pelo Ouwehand Zoo, nos Países Baixos.

Mais recentemente, a rainha emérita participou em várias ações de libertação de tartarugas marinhas, a última das quais em Tenerife, no ano passado, tendo inclusive batizado os animais antes de regressarem ao mar.