A realizadora portuguesa Laura Carreira foi distinguida nos BAFTA Scotland, com o prémio de Melhor Argumento de Cinema e Televisão. O seu filme ‘On Falling’ conquistou o título de Melhor Filme de Ficção.
O evento deste ano, realizado em Glasgow, premiou vencedores em 16 categorias, cujos resultados foram divulgados através das redes sociais oficiais da organização.
‘On Falling’ representa a estreia de Laura Carreira em longas-metragens de ficção. A cineasta portuguesa, que vive no Reino Unido há mais de uma década, já tinha assinado as curtas-metragens ‘Red Hill’ (2018) e ‘The Shift’ (2020).
A produção do filme foi realizada em coprodução entre Portugal e Reino Unido, através da BRO Cinema e da Sixteen Films, explorando temas como a precariedade laboral e a solidão. A obra já passou por diversos festivais internacionais, conquistando elogios da crítica.
O filme acompanha Aurora, uma jovem portuguesa emigrada na Escócia, que trabalha num armazém em condições precárias e enfrenta dificuldades para sobreviver e manter laços sociais, vivendo numa casa partilhada com outros imigrantes.
Em 2024, Laura Carreira recebeu um prémio de realização no Festival de San Sebastián, em Espanha, enquanto ‘On Falling’ foi reconhecido no Festival de Cinema de Londres com o Prémio de Primeira Longa-Metragem. A atriz Joana Santos, protagonista da história, também recebeu distinção no Festival Internacional de Cinema de Salónica, na Grécia, pelo seu desempenho.
Além deste sucesso, a realizadora está também nomeada nos Prémios do Cinema Independente Britânico (BIFA) para as categorias de Melhor Argumento, Melhor Realizador, Melhor Novo Realizador e Melhor Novo Argumentista, com os vencedores a serem anunciados a 30 de novembro.
