No último ano, a rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, foi a mais abandonada pelos portugueses que utilizam redes sociais. Esta é uma das conclusões do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais 2025”, realizado pela Marktest, que revela que quase um em cada quatro portugueses (24%) com presença em plataformas sociais deixou de utilizar pelo menos uma delas nos últimos 12 meses. Entre os que abandonaram alguma rede, 32% indicaram o X como a plataforma de que se desligaram, colocando-a no topo da lista das redes mais deixadas. Em segundo lugar surge o Snapchat, com 31% das menções, seguido do Facebook, referenciado por 19% dos inquiridos.
A principal razão apontada para o abandono de redes sociais foi a falta de interesse, mencionada por 28% dos participantes. No caso específico do X, 13% dos antigos utilizadores afirmaram ter deixado a plataforma devido ao comportamento ou à associação da rede a Elon Musk, atual proprietário da empresa, um fator que surgiu logo a seguir ao desinteresse e ao cansaço geral como motivo de saída.
Apesar destas desistências, o número médio de redes sociais em que os portugueses mantêm um perfil continua a aumentar. Em 2025, esse número subiu para sete plataformas, sendo ainda mais elevado entre os utilizadores mais jovens, que chegam a ter contas em cerca de dez redes diferentes. O estudo evidencia, assim, uma utilização mais diversificada das redes sociais, mesmo perante sinais de saturação ou rejeição em relação a algumas plataformas específicas.