O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) acionou 16 vezes, no fim de semana, as ambulâncias de reforço reunidas na sede da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), em Lisboa.
O presidente da LBP, António Nunes, revelou à Lusa que as oito ambulâncias de várias corporações de bombeiros foram mobilizadas para a cidade de Lisboa e arredores. Assim, os bombeiros prestaram “um apoio significativo” no socorro e transporte de doentes.
“A LBP saúda a iniciativa e disponibilidade dos Corpos de Bombeiros e dos Bombeiros que participaram no reforço dos meios de transporte urgente pré-hospitalar. Bombeiros e INEM continuam a dar tudo por tudo para um socorro de qualidade aos cidadãos”, lê-se na nota publicada nas redes sociais pela LBP.
Recorde-se que, na sexta-feira, dia 9, foi anunciada pela LBP a formação da task-force para reforçar, no fim de semana, o socorro pré-hospitalar. A decisão ocorreu na sequência da morte de três pessoas, por alegado atraso no socorro, devido à falta de ambulâncias ou por estas estarem retidas devido à utilização das suas macas nos hospitais. No domingo, 11, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) anunciou que a iniciativa iria ser averiguada, por se considerar uma operação ilegal.
António Nunes salienta que esta é uma perceção “completamente errada” por parte da ANEPC e adiantou que pediu uma reunião para esclarecer a situação, que decorrerá esta segunda-feira, 12, às 16:30 na sede da Autoridade, em Carnaxide, concelho de Oeiras.