A deputada britânica Suella Braverman, antiga ministra do Interior do Reino Unido, anunciou a sua adesão ao Reform UK, partido populista de direita liderado por Nigel Farage. Com esta mudança, Braverman torna-se a mais recente figura de relevo do Partido Conservador a migrar para a formação de Farage. Já antes tinham ‘migrado’ para o Reform Party Robert Jenrick, que tinha o pelouro da imigração no governo de Rishi Sunak, e Nadhim Zahawi, ministro das Finanças de Boris Johnson.
Durante o comício de apresentação, ao lado de Farage, Braverman mostrou-se visivelmente emocionada e afirmou que “a Grã-Bretanha está realmente destruída”. “Podemos continuar neste caminho de declínio controlado, rumo à fraqueza e à rendição, ou podemos reparar o nosso país”, declarou. Braverman criticou o seu antigo partido, acusando os conservadores de “mentir aos eleitores” sobre a imigração e de não cumprirem a promessa de retirar o Reino Unido da Convenção Europeia dos Direitos Humanos, que permitiria ao país ter “um melhor controlo da imigração”.
A ex-ministra esteve à frente do Ministério do Interior durante cerca de um ano no governo de Rishi Sunak.
Apesar de continuar a ser uma força minoritária na Câmara dos Comuns, a adesão de Braverman eleva para oito o número de deputados do Reform UK, ainda distante dos mais de 400 parlamentares do Partido Trabalhista.