Julio Salinas, lenda do futebol espanhol, que se destacou nas décadas de 80 e 90 do século passado, ao serviço de clubes como o Barcelona e o At. Madrid, arrasou a Federação, a propósito da Supertaça, atualmente disputada na Arábia Saudita.
“É uma m**** que a Supertaça se jogue na Arábia”, começou por dizer o antigo avançado, hoje com 63 anos, citando as palavras do compatriota Iñaki Williams e sublinhando que esta é uma opinião comum a todo o povo espanhol. Salinas alertou que, na final da Supertaça, disputada entre Barcelona e Real Madrid no último domingo, dia 11, os símbolos dos dois clubes foram deturpados pelos adeptos que preenchiam o estádio Rei Abdullah, em Jeddah, que lhes retiraram elementos considerados antagónicos ao islamismo.
O ex-futebolista culpa a federação espanhola pelo sucedido e acusa-a de ajudar a perverter a história e cultura de Espanha. “Todos os adeptos levavam o emblema alterado. No caso do Barça, não exibiam a cruz de São Jorge. No seu lugar tinham colocado uma risca, ou na horizontal ou na vertical, mas nunca a cruz”, denunciou, acrescentando que do outro lado da bancada, “no caso do Real Madrid, também não levavam a coroa, que representa a monarquia espanhola de tradição cristã”.
“A explicação que dão é que, num país islâmico, qualquer exibição de símbolos que não estejam relacionados com o Islão está proibida”, revelou. Indignado, o antiga aglória, que vestiu a camisola de La Roja por 56 vezes, acabou por questionar: “O dinheiro serve para tudo? Não deveriam o Barça e o Real Madrid impor-se e dizer ‘chega’ e não aceitar mais nada?”
Salinas vai mais adiante e afirma que a federação é a única beneficiária deste novo enquadramento. “O único beneficiado aqui é a Real Federação Espanhola, que ganha 26 milhões de euros!” O antigo avançado sustenta que “se estes jogos fossem disputados em duas mãos (ida e volta), como antigamente, ganhariam até muito mais.”
“Estou aberto a qualquer proposta, inclusive uma greve de adeptos, porque acredito que pouco a pouco nos estão a tirar coisas”, terminou em modo reflexivo.
Vídeo: Instagram: @juliosalinas19