Dina Aguiar, 72 anos, vai deixar a RTP até ao final de setembro, avança o Correio da Manhã. A jornalista, já reformada mas a trabalhar através de um contrato de prestação de serviços, foi informada da decisão pelo novo diretor de informação, Vítor Gonçalves.
Com a sua saída, chega também ao fim o programa ‘Portugal em Direto’, que Dina Aguiar apresentava desde 2005 e que se tornou um dos formatos de referência da estação. A RTP pretende substituí-lo por um novo espaço dedicado à informação regional, cujo apresentador ainda não está definido.
Segundo o Correio da Manhã, o valor pago à jornalista foi considerado elevado face às atuais restrições orçamentais da empresa pública, fator que terá pesado na decisão. Dina Aguiar tinha iniciado carreira na RTP em 1978, com o jornal ‘Informação 2’, ao lado de António Mega Ferreira e José Júdice. Passou pelo ‘Telejornal’, onde esteve mais de uma década, e apresentou ainda ‘O País Real’, ‘País, País’ e ‘Regiões’, este último precursor do ‘Portugal em Direto’, que liderou durante mais de 20 anos.