A RTP3 repetiu este domingo, pela hora do almoço, uma reportagem sobre buscas da PJ na Câmara Municipal de Ponte da Barca, com referências a políticos e partidos, o que configurará uma violação da lei eleitoral.
É que nos dias de reflexão e de votação é proibida qualquer atividade passível de influenciar, ainda que indiretamente, os eleitores quanto ao sentido de voto – uma determinação que abrange os meios de comunicação social.
A reportagem agora apresentada pela RTP3, integra o programa Prova dos Factos que, foi para o ar, originalmente, na RTP1, na passada sexta-feira à noite, antes da entrada em vigor dos condicionantes à atividade jornalística. O programa Prova dos Factos é coordenado por Rita Marrafa de Carvalho.
Recorde-se que a RTP3 dará este domingo lugar à RTP Notícias, num projeto liderado por Vítor Gonçalves, diretor do canal e diretor de informação da RTP.
O 24Horas tentou obter um esclarecimento junto da Comissão Nacional de Eleições e da RTP sobre esta situação, mas não obteve até ao momento resposta.