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A 12 de setembro de 1925, Laurin & Klement uniu-se ao Grupo Škoda, marcando o início de uma era de crescimento e inovação que não mais parou.

Há um século, o fabricante Laurin & Klement, sediado em Mladá Boleslav, na República Checa, celebrou 30 anos de atividade e 20 de produção automóvel ao fundir-se com o grupo industrial Škoda, de Pilsen. “Esta união lançou um ambicioso programa de investimento que trouxe produção em linha de montagem, transferência de tecnologias de ponta, novos modelos e uma expansão internacional sólida”, recorda a marca, em comunicado.

Recuar a 1859

A história da empresa de engenharia de Pilsen remonta a 1859, tendo sido adquirida pelo engenheiro Emil Škoda uma década depois. “Nos anos de 1920, após dificuldades económicas e um incêndio na fábrica da L&K, os fundadores Václav Laurin e Václav Klement procuraram um parceiro estratégico, concretizando a fusão aprovada, oficialmente, a 12 de setembro de 1925”, conta a marca.

“Apesar da remoção da Laurin & Klement do Registo Comercial a 29 de dezembro, o logótipo continuou a acompanhar os primeiros modelos Škoda lançados até agosto de 1925”, continua a marca, no mesmo documento.

Com esta fusão, Laurin & Klement reforçou-se significativamente, resistindo à crise económica mundial iminente, enquanto a ligação a Pilsen foi interrompida com a nacionalização, em 1945.

“Desde 1995, a designação Laurin & Klement identifica os níveis de equipamento mais elevados da Škoda, refletindo inovação, precisão e paixão pela mobilidade, valores que permanecem no ADN da marca”, sublinha a mesma fonte.

Inspiração atual

Hoje, os principais modelos da era L&K continuam a inspirar os designers da Škoda Auto. E a Škoda Motorsport mantém viva a tradição nas competições desde 1901.

“O novo complexo de escritórios da empresa recebeu o nome Laurin & Klement Kampus, enquanto o legado histórico permanece visível nos detalhes exclusivos de modelos como o Škoda Felicia Laurin & Klement”, revela.

Os números ilustram a evolução da marca: há 100 anos, 1.800 colaboradores produziram 833 veículos; em 1991, 16.974 funcionários fabricaram 172.074 unidades; no ano passado, cerca de 40.000 colaboradores entregaram mais de 926.000 automóveis a nível global.

Este ano, a Escola Profissional da Škoda Auto celebrou os 130 anos da marca, transformando um Škoda Superb Break num veículo de apoio a provas de ciclismo, batizado L&K 130.

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