A Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, alcançou um marco histórico com a instalação da primeira secção da Torre de Jesus Cristo, no topo da nave central.
A operação, realizada na manhã de quinta-feira com recurso a uma grua, marcou o passo decisivo para que o templo projetado por Antoni Gaudí se tornasse a igreja mais alta do mundo.
Com esta nova estrutura, a basílica ultrapassou oficialmente a altura da Catedral de Ulm, na Alemanha, que detinha o recorde anterior. Quando estiver totalmente concluída, nos próximos meses, a Torre de Jesus Cristo atingirá 172 metros, coroando a fase final das obras de um dos projetos arquitetónicos mais emblemáticos do mundo.
Desde que a primeira pedra foi colocada em 1882, a Sagrada Família tem sido sinónimo de perseverança e paciência arquitetónica. Gaudí nunca esperou ver a sua obra concluída e, aquando da sua morte, apenas uma das muitas torres estava terminada.
Nas últimas décadas, contudo, o avanço da construção acelerou, impulsionado até pelas receitas do turismo. Só em 2024, 4,9 milhões de visitantes pagaram para entrar na icónica basílica, contribuindo para financiar a reta final deste monumento que agora entra para a história mundial da arquitetura religiosa.