A Casa Real espanhola anunciou o adiamento de dois compromissos oficiais que a rainha Sofia, de 87 anos, tinha agendados para esta semana. O motivo prende-se com o estado de saúde de um membro da família.
De acordo com a agenda oficial, a mãe do rei Filipe VI deveria deslocar-se, esta quarta-feira, dia 14, ao Aquário Poema del Mar, nas Canárias, onde iria receber o Prémio Gorila 2024, distinção atribuída pelo seu empenho em causas ligadas à sustentabilidade ambiental. Estava igualmente prevista, para quinta-feira, dia 15, a sua presença na Universidade de Las Palmas, onde participaria na cerimónia de atribuição de um doutoramento honoris causa, evento que foi igualmente adiado.
Contudo, a rainha Sofia optou por não abandonar o Palácio da Zarzuela, onde reside com a irmã, a princesa Irene da Grécia (83), para se dedicar inteiramente ao seu acompanhamento. A princesa Irene da Grécia enfrenta há vários anos problemas de saúde de natureza cognitiva, o que levou a rainha a assumir um papel ativo nos seus cuidados diários.
Recorde-se que a última aparição pública da princesa Irene remonta a 7 de fevereiro de 2015, em Atenas, aquando do casamento do seu sobrinho, o príncipe Nikolaos da Grécia, com Chrysi Vardinogiannis. Na ocasião, a princesa marcou presença numa cadeira de rodas, acompanhada de perto pela rainha Sofia e pela infanta Cristina, num gesto de proteção e apoio familiar. Irene da Grécia é madrinha do príncipe Nikolaos, razão pela qual fez questão, na época, de estar presente na cerimónia.