Esta é a primeira vez que uma mulher é nomeada para liderar aIgreja Anglicana. Sarah Mullally, de 63 anos, é a nova arcebispa da Cantuária, no Reino Unido.
“Ao responder ao chamamento de Cristo para este novo ministério, faço-o com o mesmo espírito de serviço a Deus e aos outros que me motiva desde que me converti à fé na adolescência”, declarou.
Até agora bispa de Londres, Sarah Mullally é casada, mãe de dois filhos e tem um percurso notável fora do clero: foi diretora nacional de enfermagem de Inglaterra até 2004. Reconhecida pela defesa dos direitos das mulheres e pelo apoio a causas liberais dentro da igreja, tem-se posicionado a favor do casamento e da união civil entre casais do mesmo sexo.
A sua nomeação, contudo, gerou críticas entre setores mais conservadores da Comunhão Anglicana, sobretudo em África, na Ásia e no grupo GAFCON. “A redefinição da nossa amada Comunhão está agora unicamente nas mãos de GAFCON, e estamos prontos para assumir a liderança”, lê-se num comunicado do movimento.
Recorde-se que a Igreja Anglicana se encontra sem liderança desde novembro do ano passado, quando o antigo arcebispo de Cantuária, Justin Welby, renunciou ao cargo após ser acusado de encobrir abusos sexuais de menores. A confirmação oficial da nomeação de Sarah Mullally está marcada para março de 2026, na catedral de Cantuária.