Telhados caídos, imóveis danificados, vias em ruptura e árvores e sinais de trânsito tombados por todo o lado. Este foi o cenário desenhado pela depressão Kristin, na madrugada desta quarta-feira, em grande parte do país, e especialmente na Figueira da Foz, local em que se manifestou com forte proeminência. Pedro Santana Lopes, presidente daquela autarquia, enviou uma mensagem de esperança aos munícipes do concelho.
O edil figueirense fez um levantamento de alguns dos principais danos provocados pelo fenómeno meteorológico e garantiu que todas as freguesias do concelho serão avaliadas de modo a averiguar os estragos e resolver a situação. O autarca refere ainda que até à data há uma família desalojada e não se registaram danos pessoais.
Depois de uma “noite em claro”, Santana Lopes agradeceu o trabalho desenvolvido pela Proteção Civil e pela PSP, com quem reuniu esforços durante a noite para fazer face às adversidades provocadas pela Kristin. Num vídeo divulgado nas redes sociais da câmara municipal da Figueira da Foz, o autarca termina com um apelo à união e coragem.
“Vamos para diante. Todos juntos, como uma família, que é aquilo que somos: a família figueirense, a família de todos aqueles que amamos a Figueira da Foz. Obrigado a todos. Um abraço e vamos a isto!”, terminou.