A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a TAP anunciaram, esta segunda-feira, dia 26, um novo acordo que liga as duas entidades para os próximos dois Campeonatos do Mundo de seleções. A TAP passa agora a ser a transportadora oficial da Seleção.
A cerimónia de assinatura decorreu na Cidade do Futebol, em Oeiras, e contou com a presença de figuras ligadas ao desporto e à aviação, entre elas o presidente da FPF, Pedro Proença, e o CEO da TAP, Luís Rodrigues.
De acordo com Pedro Proença, a colaboração representa “a junção de duas das principais marcas de Portugal” num momento em que Portugal se prepara para atacar o Mundial de 2026 nos Estados Unidos, México e Canadá, e tentará chegar à vitória no torneio pela primeira vez na história.
Do lado da TAP, o acordo foi visto como uma oportunidade estratégica para reforçar a presença da companhia em mercados internacionais, apoiando-se nas deslocações da Seleção Nacional.
O CEO da TAP referiu ainda que se houver “disponibilidade de ambas as partes” o acordo pode englobar mais equipas da FPF.
A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, destacou a importância do entendimento para a projeção internacional de Portugal, num “momento especialmente relevante” e sublinhou o papel de ambas as instituições enquanto embaixadoras da imagem do País no exterior.