Um sismo de magnitude 2,8 na escala de Richter foi registado na ilha Terceira, nos Açores, na noite de quarta-feira, dia 22, no âmbito da crise sismovulcânica em curso, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
Segundo o CIVISA, o abalo ocorreu às 21:15 locais (22:15 em Lisboa), com epicentro a cerca de quatro quilómetros a este de Serreta, no concelho de Angra do Heroísmo.
O sismo foi sentido com intensidade máxima IV/V, na escala de Mercalli Modificada, em Serreta e Raminho, também no concelho de Angra do Heroísmo.
“De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo foi sentido com intensidade máxima IV/V (escala de Mercalli Modificada) em Serreta e Raminho (concelho de Angra do Heroísmo)”, refere o CIVISA. Outras localidades registaram intensidades diferentes: IV em Altares, Doze Ribeiras e Santa Bárbara, no concelho de Angra do Heroísmo, e em Biscoitos e Agualva, na Praia da Vitória, e III em São Bartolomeu dos Regatos, Terra Chã e Nossa Senhora da Conceição, também em Angra do Heroísmo.
De acordo com o CIVISA, este evento insere-se na crise sismovulcânica que afeta a ilha Terceira desde junho de 2022. A escala de Richter classifica os sismos segundo a sua magnitude, desde micro (menos de 2,0) até extremos (superiores a 10), passando por níveis como muito pequenos, pequenos, ligeiros, moderados, fortes, grandes, importantes e excecionais.