Frase do dia

  • 'Uma greve geral para reclamar o quê?', Luís Montenegro
  • 'Uma greve geral para reclamar o quê?', Luís Montenegro
  • 'Uma greve geral para reclamar o quê?', Luís Montenegro
  • 'Uma greve geral para reclamar o quê?', Luís Montenegro
  • 'Uma greve geral para reclamar o quê?', Luís Montenegro
  • 'Uma greve geral para reclamar o quê?', Luís Montenegro
  • 'Uma greve geral para reclamar o quê?', Luís Montenegro
  • 'Uma greve geral para reclamar o quê?', Luís Montenegro
  • 'Uma greve geral para reclamar o quê?', Luís Montenegro
  • 'Uma greve geral para reclamar o quê?', Luís Montenegro
  • 'Uma greve geral para reclamar o quê?', Luís Montenegro
  • 'Uma greve geral para reclamar o quê?', Luís Montenegro
  • 'Uma greve geral para reclamar o quê?', Luís Montenegro
  • 'Uma greve geral para reclamar o quê?', Luís Montenegro
  • 'Uma greve geral para reclamar o quê?', Luís Montenegro
  • 'Uma greve geral para reclamar o quê?', Luís Montenegro
  • 'Uma greve geral para reclamar o quê?', Luís Montenegro
Search

Segundo um estudo de investigadores nacionais, prevê-se que, no início de 2026, sejam antecipadas 900 mil tentativas de chamadas mensais na SNS24, deixando quase 300 mil chamadas por serem atendidas no inverno, avança o Expresso.

Caso os dados da atividade da linha SNS24 se mantenham, como acontece normalmente entre os meses de janeiro e maio – os dados mais recentes publicados –, prevê-se que a linha falhe. “Estes números somam mais de um milhão de chamadas não atendidas durante todo o inverno e são uma estimativa conservadora, visto que assumimos que a triagem telefónica obrigatória não será implantada nas 12 unidades locais de saúde que ainda não aderiram ao programa, uma população de aproximadamente 2,5 milhões de utentes.”

Este risco de rutura justifica-se com o aumento de funcionalidades atríbuidas pelo Governo de Luís Montenegro, sem um reforço de meios humanos e tecnológicos.

Os autores deste estudo afirmam que a linha “opera acima da sua capacidade, há mais de dois anos” e fundamentam a falência parcial do serviço com a demora do acesso, uma vez que o tempo de atendimento não deve ser superior a 15 segundos, mas que uma quantidade considerável de chamadas não atingiu esse indicador.

“Setembro de 2024 foi o mês em que os tempos de espera se aproximaram da meta, média de 23,16 segundos, antes da implementação nacional do projeto Ligue Antes, Salve Vidas, que tornou a triagem telefónica o novo paradigma de acesso às unidades de emergência e aumentou a procura pelos serviços de triagem.”

Segundo os números de atividade enviados para o Expresso, entre junho e setembro 58% das chamadas foram atendidas em menos de dois minutos, 6% até cinco minutos e 15% até 15 minutos. Tanto os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) como a Altice garantem que estão a trabalhar nas soluções.

De acordo com o estudo, 3200 profissionais trabalham na triagem telefónica do SNS, que respondeu a 4,3 milhões utentes, entre janeiro e setembro.

Recomendado para si

Num vídeo que divulgou nos seus canais sociais, Salvador Sobral faz uma forte crítica à posição da RTP em manter Portugal como uma das nações a participar no próximo Festival da Eurovisão. Isto mesmo depois de ter sido autorizada a participação de Israel, que levou a que alguns países, como Espanha, por exemplo, desistissem de participar no certame.
O jornalista não teve qualquer hesitação em afirmar o que lhe ia no pensamento: “Tiraram a criança à mãe porque é pobre! Mais nada. Porque é pobre!” gritou visivelmente chocado.