O tribunal anunciou que já na próxima semana, Fernanda Câncio e outras duas pessoas do círculo íntimo de José Sócrates, serão ouvidas como testemunhas no âmbito do Processo Marquês. A convocatória foi feita durante a investigação do caso, que envolve suspeitas de corrupção, lavagem de dinheiro e fraude fiscal ligadas ao ex-primeiro-ministro e às pessoas do seu círculo próximo.
Fernanda Câncio, ex-namorada de Sócrates, teve um papel importante no processo ao longo dos anos. Foi mencionada em escutas e nas suspeitas sobre a origem e o uso do dinheiro ligado a Carlos Santos Silva. Além dela, outras duas pessoas próximas do ex-primeiro-ministro também serão ouvidas pelo tribunal.
Os depoimentos servem para esclarecer os alegados envolvimentos nas formas de financiamento de Sócrates e às pessoas próximas dele, e também para confirmar, ou negar, as alegações feitas nas investigações que sustentam a acusação do Ministério Público.
A Operação Marquês, recorde-se, remonta a 2014 e investiga movimentações milionárias no estrangeiro que, posteriormente, teriam sido integradas em Portugal através de operações bancárias complexas.