Na sequência da denúncia feita por Fábio Veríssimo, de 42 anos, que apitou o jogo FC Porto-Sp. Braga, no Estádio do Dragão, este domingo, dia 2, que terminou com vitória dos azuis e brancos, por 2-1, e acusou o clube liderado por André Villas-Boas de uma tentativa de pressão durante o intervalo, o Sporting juntou-se ao Benfica na condenação deste ato dos dragões.
“O Sporting Clube de Portugal considera absolutamente inaceitável qualquer tentativa, direta ou indireta, de condicionar, influenciar ou pressionar árbitros ou outros agentes desportivos. Situações desta natureza mancham a credibilidade das competições e são um claro retrocesso no futebol português.”
No mesmo comunicado, publicado no site oficial do clube, os leões anunciam que vão apresentar uma participação disciplinar ao Conselho de Disciplina (CD): “Perante a notícia de factos desta gravidade, susceptíveis de constituírem infracção disciplinar punível com sanção de desclassificação ou derrota nos termos regulamentares, o Sporting CP exige que as entidades competentes atuem de forma implacável, apurando todas as responsabilidades e aplicando as sanções que se impõem, sem exceções nem complacência, desde já anunciando que irá igualmente apresentar uma participação disciplinar ao Conselho de Disciplina com vista ao apuramento da verdade e de todos os responsáveis.”
Par terminar, o clube liderado por Frederico Varandas atira: “O Sporting CP não aceitará o regresso a um futebol de bastidores e pressões, nem que se maquilhem velhas práticas com uma nova aparência institucional.”
Recorde-se que, no relatório do jogo, o árbitro denunciou que, ao intervalo, quando o resultado era favorável à equipa da casa, que vencia por 1-0, na televisão do balneário da equipa de arbitragem estavam a passar imagens de lances que, na opinião do FC Porto, tinham sido mal ajuizados por Fábio Veríssimo.
A televisão que estava a transmitir esses lances, de acordo com o Correio da Manhã, não podia ser desligada, apesar das tentativas da equipa de arbitragem. Este ato foi visto como uma tentativa de pressão e intimidação, por Fábio Veríssimo, que fez questão de denunciar o ocorrido no relatório do jogo.
Até ao momento da publicação desta notícia, o FC Porto ainda não reagiu às acusações de Fábio Veríssimo nem aos comunicados de Benfica e Sporting.