Frase do dia

  • ‘Partiu a cumprir o dever, com a coragem e a entrega que definem os que vestem esta farda’, comunicado da GNR sobre morte de Pedro Silva
  • ‘Partiu a cumprir o dever, com a coragem e a entrega que definem os que vestem esta farda’, comunicado da GNR sobre morte de Pedro Silva
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Milhares de portugueses continuam sem receber os apoios para pagar as rendas de casa. Os mais jovens, que concorreram ao programa ‘Porta 65’ também desesperam por respostas. Contudo, o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), o órgão público designado para tratar das questões mais prementes ligadas à habitação, não dá respostas.

Por dia, os serviços do IHRU, no Porto e em Lisboa, disponibilizam apenas 20 senhas para atendimento presencial. Os utentes queixam-se que, à semelhança do que acontece noutros organismos públicos, como a AIMA, não são atendidas as chamadas telefónicas nem há respostas aos emails enviados. E, naturalmente, é muito difícil conseguir atendimento presencial.

Benjamim Costa Pereira, presidente do IHRU, reconheceu à Lusa, no final de uma audiência na Assembleia da República: “As pessoas começaram a receber sem saber como e também deixam de receber sem saber porquê”, disse a 14 de outubro. Costa Pereira referiu, também, que o problema é “gravíssimo”.

Foi por causa de todas estas situações que o movimento Porta a Porta se manifestou, junto à sede do IHRU, em Lisboa, na manhã de segunda-feira, 27. Ao jornal Expresso, André Escoval, porta-voz desta associação contou: “Na iniciativa, tínhamos connosco um caso de uma pessoa a quem o apoio foi concedido em setembro de 2024 e até hoje ainda não foi pago”. Escoval frisou que já há muitos inquilinos com rendas em atraso por falta dos apoios do Estado.

“Não é um problema recente, mas é um problema que se agrava todos os dias”, disse ainda André Escoval ao Expresso acrescentando que “em contrapartida, sabemos que a compensação aos senhorios nunca deixou de ser paga”.

Já o presidente do IHRU admitiu, à Lusa, que, de facto, só há 20 senhas diárias e os tempos de espera, para atendimento são muito longos. No entanto, garante, “Estamos a tentar amenizar com muito esforço”, mas “as pessoas muitas vezes [estão] chateadas e com razão”.

Atualmente, há 134 mil e100 inquilinos a usufruir destes benefícios que, como se tem visto, muitas vezes não são pagos a tempo e horas, o que os coloca em graves dificuldades. Por outro lado, sempre que o sistema deteta uma incongruência – como taxa de esforço de 100%, ou falta de documentos, como os recibos do senhorio – os beneficiários têm de retificar os seus dados. Muitas vezes, isto não acontece e o subsídio é cortado. Estão nesta situação cerca de 43 mil inquilinos.

Ao jornal Expresso, o IHRU sublinha que o Governo está “a delinear alterações aos programas de apoio à habitação para corrigir os desajustamentos existentes”.

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Na madrugada da última terça-feira, a PSP, através do Departamento de Investigação Criminal, conseguiu intercetar e prender 3 homens que tinham concretizado um furto a uma ourivesaria na Charneca da Caparica, em Almada. A detenção aconteceu pelas 3:25h, em plena ponte 25 de Abril.
No meio do intenso temporal que está a afetar o País, e com grande foco no concelho de Oeiras, o presidente da câmara, Isaltino Morais, de 75 anos, confirmou que existe pelo menos um ferido na sequência das inundações registadas. “Há um ferido devido à chuva persistente e à infiltração de água que não conseguimos conter”, afirmou o autarca durante uma declaração à comunicação social numa das zonas mais afetadas pelas cheias.