Um avião de investigação da NASA realizou, na noite desta terça-feira, dia 27, um pouso de emergência sem o trem de aterragem acionado no aeroporto de Ellington, em Houston, no estado do Texas.
A manobra, conhecida como pouso “de barriga”, foi executada com sucesso e os dois ocupantes da aeronave saíram ilesos, sem registo de ferimentos, informou a agência espacial norte-americana em comunicado.
Segundo a NASA, uma falha mecânica impediu a abertura do trem de aterragem do modelo WB-57. As equipas de emergência foram imediatamente acionadas e acompanharam toda a operação no local. Imagens transmitidas por uma estação de televisão local mostram um dos pilotos a abandonar a aeronave com o apoio dos socorristas.
O WB-57 é uma aeronave de investigação desenvolvida e operada pela NASA, integrada no seu programa de missões científicas em grande altitude. O avião é capaz de permanecer no ar por até seis horas e meia e atingir altitudes próximas dos 19 mil metros, um patamar alcançado por poucos aparelhos na história da aviação, como o Concorde e o Tupolev Tu-144, ambos já fora de serviço.