As fortes chuvas que se fizeram sentir em várias regiões de Espanha provocaram inundações em várias estações do metro de Barcelona, obrigando ao encerramento temporário de algumas linhas nesta terça-feira, dia 16.
Um dos locais mais afetados foi a estação de Gorg, na área metropolitana de Barcelona, onde a água invadiu plataformas e zonas de circulação. As imagens, amplamente partilhadas nas redes sociais, mostram a dimensão das inundações e a dificuldade na circulação dos passageiros.
De acordo com os Transportes Metropolitanos de Barcelona (TMB), as interrupções foram motivadas por infiltrações significativas causadas pelo elevado volume de precipitação registado em poucas horas. As equipas de manutenção foram mobilizadas para proceder à drenagem da água e à avaliação das condições de segurança.
A Proteção Civil da Catalunha emitiu avisos devido ao mau tempo, alertando para o risco de cheias urbanas, inundações rápidas e perturbações nos transportes públicos. As autoridades recomendaram à população que evitasse deslocações desnecessárias durante os períodos de maior instabilidade meteorológica.
A circulação nas linhas afetadas foi sendo gradualmente retomada ao longo do dia, após verificação das condições de segurança nas estações atingidas.