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Ensaios decorrem na fábrica da Mazda em Hiroshima, no Japão, e marcam um passo importante na construção de um ecossistema de baterias capaz de responder aos desafios da mobilidade elétrica e da neutralidade carbónica.

A Toyota Motor Corporation e a Mazda Motor Corporation uniram esforços para testar o Sweep Energy Storage System, “uma solução inovadora da Toyota que utiliza baterias de veículos elétricos para armazenar energia de forma eficiente e sustentável”, explicam as marcas, em comunicado.

“Os ensaios decorrem na fábrica da Mazda em Hiroshima, no Japão, e marcam um passo importante na construção de um ecossistema de baterias capaz de responder aos desafios da mobilidade elétrica e da neutralidade carbónica”, acrescentam.

Carregamentos revolucionários

Durante os testes, o sistema de energia do campus da Mazda — o único sistema de geração de energia operado por um fabricante automóvel no Japão — será interligado ao sistema da Toyota. “Esta integração permitirá carregamentos e descarregamentos estáveis, rápidos e eficientes, maximizando o aproveitamento das baterias e criando condições para uma utilização mais inteligente da energia”, explicam, no mesmo comunicado.

No futuro, a tecnologia será utilizada para equilibrar a oferta e a procura de energias renováveis, que variam de acordo com fatores como condições meteorológicas e hora do dia. Com isso, Toyota e Mazda pretendem contribuir para uma rede elétrica mais estável e apoiar os objetivos de descarbonização.

Abordagem integrada

O projeto insere-se no esforço mais amplo da Associação dos Fabricantes de Automóveis do Japão, que está a trabalhar numa abordagem integrada para os principais desafios da mobilidade do futuro.

“A criação de um ecossistema de baterias pretende reutilizar baterias provenientes de veículos eletrificados, promover o abastecimento sustentável de recursos críticos e consolidar uma cadeia de abastecimento resiliente no Japão”, referem os dois fabricantes.

Segundo as duas empresas, a solução testada “recorre a um sistema avançado que consegue ligar e desligar o fluxo de energia de cada bateria individualmente, mesmo quando estão combinadas baterias novas e degradadas ou unidades de diferentes capacidades”.

Recomendado para si

Sistema, montado no tejadilho do Nissan Sakura, permite carregar o veículo tanto em movimento como estacionado, captando energia solar suficiente para adicionar até 3.000 km de autonomia anual.
Funcionalidade será lançada nos próximos meses, estando inicialmente disponível para os modelos Polestar 4 nos EUA e na Suécia, com expansão prevista para mais mercados no futuro.