É o regresso às origens de um modelo histórico para a marca japonesa, que é conhecido pela sua fiabilidade e vocação para enfrentar as condições de terreno mais difíceis.
Mais de 70 anos depois do lançamento do BJ original, o Land Cruiser conta com a nova plataforma (GA-F) da Toyota. Esta é a base para melhorar a capacidade todo-o-terreno, com um aumento de 30% na rigidez geral.
O novo design da suspensão permite uma melhor articulação das rodas e enfrentar as inclinações mais desafiantes. Este é o primeiro Land Cruiser a adotar direção assistida elétrica, reduzindo o “contragolpe” quando se conduz em superfícies irregulares e proporcionando um desempenho mais suave e direto.



Tecnologia e sistemas de apoio à condução off road não lhe faltam! Está equipado com Controlo de Movimento Lento, diferencial autoblocante eletrónico e uma combinação de Monitor Multi-Terreno e Monitor de Visão Panorâmica para ajudar o condutor a enfrentar os terrenos mais desafiantes.
Qualquer que seja o ambiente exterior, o conforto, a conectividade e a informação a bordo, as funcionalidades incluem um ecrã multi-informações digital personalizável de 12,3″ atrás do volante, um ecrã multimédia de 12,3″ com o mais recente sistema de infoentretenimento, um sistema de áudio com 10 colunas e aquecimento e ventilação dos bancos dianteiros.
Além dos sistemas de segurança ativa e assistência ao condutor Toyota Safety Sense da última geração, o Land Cruiser dispõe, igualmente, de Deteção Frontal de Aproximação de Veículos (FCTA) e Monitor de Ângulo Morto (BSM).
A conectividade e a informação a bordo estão garantidas graças a dois ecrãs digitais: um atrás do volante e o sistema de infoentretenimento na consola central com possibilidade de ligação a Apple Car Play e Android Auto.



As versões mais equipadas, VX-L e First Edition, incluem o Mecanismo de Desconexão da Barra Estabilizadora Dianteira – SDM – que permite variar a posição desta para aumentar o curso da roda.
Disponível na configuração de sete lugares na cor cinza escura, com jantes de liga leve de 20″ e tejadilho panorâmico, apresenta-se com ecrã multi-informações de 12.3″ e câmara panorâmica 360º.
A condução fora de estrada é o habitat natural do novo Land Cruiser. O sistema DAC controla a força da travagem no modo 4×4 até 30 km/h. O modo Crawl controla o acelerador e os travões, deixando a intervenção do condutor apenas na direção.


Em Portugal, o Land Cruiser está disponível com motor turbodiesel de 2,8 litros com 204 cv de potência, associado a uma caixa automática de oito velocidades
Na Europa Ocidental, e em Portugal, o novo Land Cruiser está disponível com o motor turbodiesel de 2,8 litros com 204 cv/150 kW, combinado com uma nova transmissão automática Direct Shift de oito velocidades, que lhe confere a potência uficiente para carregar pesos até 3.500 kg. Até final deste ano, chega um motor Diesel eletrificado de 2,8 litros, com sistema de tecnologia híbrida de 48V.
O Land Cruiser VX-L está equipado com jantes de liga leve de 20″. O preço arranca nos €154.950


Fotos: Motor 24 Horas/D.R.
Mais de 70 anos depois do lançamento do Toyota BJ original, o novo Land Cruiser regressa às suas origens