Ao décimo dia de tracking poll da Pitagórica para a TVI e CNN Portugal, António José Seguro desce 1,3 pontos percentuais nas intenções de voto, mas mantém a liderança nas preferências dos portugueses, com 22,6% das intenções de voto. André Ventura recupera o segundo lugar, com uma subida de 1,5 pontos percentuais face ao dia de ontem, atingido os 22%. Já João Cotrim de Figueiredo volta a descer (-0,5 pontos percentuais), fixando-se nos 20,3%.
Gouveia e Melo surge na quarta posição e tem agora 15,4%, após conquistar duas décimas das intenções de voto, enquanto Marques Mendes, com uma subida igual à do almirante, chega aos 13,4%, mantendo a quinta posição.
Catarina Martins desce para os 2,4% (menos 0,1 pontos), e António Filipe mantém-se igual face aos resultados de terça-feira, com 1,4%. A seguir surgem Jorge Pinto com 1,3% e Manuel João Vieira com 1% (ambos com os mesmos valores registados no tracking poll do dia anterior).
Considerando a aproximação do final da campanha e as acusações divulgadas na segunda-feira dirigidas ao candidato Cotrim de Figueiredo, foi decidida um aumento do número de entrevistas diárias. Assim, a partir de 13 de janeiro (inclusive), o tamanho da amostra diária passou a ser de 350 entrevistas. A amostra de hoje é de 755 entrevistas recolhidas nos seguintes dias e com as seguintes proporções: 11 de janeiro 202 entrevistas, 12 de janeiro 203 entrevistas e 13 de janeiro 350 entrevistas.
Foram tidos como critérios amostrais o género, três cortes etários e 20 cortes geográficos (Distritos + Madeira e Açores). O resultado do apuramento dos 3 últimos dias de trabalho de campo, resultou numa amostra de 755 entrevistas que para um grau de confiança de 95,5% corresponde a uma margem de erro máxima de ±3,64%.
A seleção dos entrevistados foi realizada através de geração aleatória de números de “telemóvel” mantendo a proporção dos 3 principais operadores móveis. Sempre que necessário foram selecionados aleatoriamente números fixos para apoiar o cumprimento do plano amostral. As entrevistas são recolhidas através de entrevista telefónica (CATI – Computer Assisted Telephone Interviewing).