Pelo menos 103 pessoas morreram e outras 173 mil foram afetadas desde o início da época de chuvas em Moçambique. O país está em alerta vermelho para chuvas fortes a muito fortes nas próximas horas, com risco elevado de cheias.
A região de Guijá, na província de Gaza (sul de Moçambique), tem sido das mais fustigadas e as inundações atingiram pelo menos 3.000 pessoas, segundo dados preliminares que a ONG World Vision Moçambique divulgou.
“A localidade de Chinhacanine, no distrito de Guijá, província de Gaza, é a zona mais afetada, contando com perto de 2.000 pessoas desalojadas. Quase metade das vítimas são crianças”, refere a nota, acrescentando que, com a chegada contínua de famílias aos centros até ao final do dia, a capacidade de assistência dos diversos intervenientes é limitada.
O 24Horas teve aceso a alguns vídeos querevelam a situação das populações de desespero e onde se vê que há já lojas a serem saqueadas muito pela necessidade mas também, em alguns casos, pelo oportunismo.
A atual época de chuvas, que começou em outubro e vai até abril, tem sido marcada por alertas, principalmente nas zonas do centro e do sul do país, com as autoridades a ativarem ações de antecipação às cheias e inundações.
A atriz portuguesa Ana Guiomar encontra-se de férias no país, junto do irmão que vive na Beira, uma zona mais a norte de Moçambique. Em missão volunrária, a atriz tem partilhado vídeos da sua passagem pela localidade que não está, até ao momento, a ser afetada por esta situação.