Pelo menos sete pessoas morreram, várias ficaram feridas e um número ainda não especificado está preso após o descarrilamento de dois comboios de alta velocidade no município de Adamuz, em Córdoba, Espanha, informou o Serviço de Emergência 112 da Andaluzia, que mobilizou bombeiros, paramédicos e a Guarda Civil.
O serviço ferroviário de alta velocidade entre Madrid e Andaluzia encontra-se suspenso. Segundo as autoridades, um comboio que circulava nos trilhos auxiliares da linha 1 em Adamuz invadiu a linha adjacente, provocando o descarrilamento do outro comboio que seguia na via contígua.
De acordo com a conta oficial da InfoAdif, que monitoriza o estado da infraestrutura ferroviária, o acidente obrigou à deslocação imediata de serviços de emergência para o local. O serviço de emergência 061 mobilizou cinco unidades móveis de terapia intensiva, um veículo de apoio logístico e quatro unidades do Dispositivo de Cuidados Críticos de Emergência (DCCU) para prestar assistência aos feridos e coordenar os trabalhos de socorro.
Os comboios envolvidos foram identificados como o LD AV Iryo 6189, que seguia de Málaga para Puerta de Atocha, e o LD AV 2384, que partiu de Puerta de Atocha com destino a Huelva. O primeiro descarrilou na entrada da via 1, invadindo a linha adjacente, onde circulava o segundo comboio, que também descarrilou.
As autoridades continuam a avaliar a situação no local, enquanto os serviços de emergência trabalham para atender os feridos, garantir a segurança da área e restabelecer o serviço ferroviário.