O influenciador norte-americano Balin Miller, de 23 anos, morreu durante uma tentativa de escalada à icónica parede de El Capitan, no Parque Nacional de Yosemite, nos EUA. O acidente aconteceu enquanto tentava recuperar parte do equipamento preso numa das secções mais difíceis da montanha e foi tudo transmitido em direto nas suas redes sociais, uma vez que o jovem estava a fazer uma live para o TikTok.
A mãe do jovem, Jeanine Girard-Moorman, confirmou a notícia à Associated Press, referindo que a escalada era a maior paixão do filho. “O coração dele pertencia à montanha. Nunca se tratou de fama ou dinheiro, apenas de amor pela escalada.”
No Facebook, Jeanine expressou a dor da sua perda: “Com o coração destroçado, comunico que o meu querido filho, Balin, morreu num acidente de escalada. Sinto-me em mil pedaços e só queria que isto fosse um pesadelo. Amo-o profundamente.”
Testemunhos de pessoas que assistiam à transmissão ao vivo no TikTok, relatam que Balin tinha conseguido alcançar o topo de El Capitan, mas acabou por cair quando tentava soltar as mochilas que ficaram presas nas rochas. O momento, que foi captado pela câmara, deixou os seguidores em choque.
O jovem era uma promessa da modalidade tendo arrecada algumas marcas importantes neste mundo da esclada. Aliás, subir ao El Captain foi uma delas, já que esta ‘parede’ é uma das mais técnicas que existe.