Os EUA vão impor um bloqueio “total e completo” a todos os petroleiros sancionados que entram e saem da Venezuela. O anúncio foi feito agora por Donald Trump e é o mais recente capítulo na escalada entre os dois países.
O presidente norte-americano acusou na sua rede social – Truth Social – o presidente venezuelano de usar o petróleo para “se financiar a si próprio, ao tráfico de droga, ao tráfico humano, a assassinatos e raptos”. Donald Trump escreveu ainda que a “Venezuela está completamente cercada pela maior armada alguma vez reunida na história da América do Sul” e que o choque para os venezuelanos “será algo sem precedentes – até que devolvam aos Estados Unidos da América todo o petróleo, terras e outros bens que nos roubaram”.
Assim, a Venezuela passa a ser “designada como uma organização terrorista estrangeira”.
Nicolás Maduro já reagiu e apelou aos trabalhadores da indústria do petróleo e do gás para organizarem “um grande protesto global” contra o Governo dos EUA.
De salientar que o aumento das tensões entre os dois países já levou Washington a mobilizar forças militares para as Caraíbas, com a justificação de controlar uma vasta rede de narcotráfico. Nicolás Maduro nega as acusações e garante que os EUA querem apoderar-se das reservas de petróleo da Venezuela.