Donald Trump, de 79 anos, igual a si próprio: esta terça-feira, dia 23, considera que a Ucrânia pode recuperar todo o território e vencer a guerra à Rússia – depois de tudo o que já disse. Num post feito na sua rede social, o presidente dos EUA garante que “Putin e a Rússia estão em grandes dificuldades económicas” e que este “é o momento para a Ucrânia agir”.
Para a vitória da Ucrânia, acrescenta Trump, será necessário “tempo, paciência e o apoio financeiro da Europa e, em particular, da NATO”.
O presidente dos EUA realça as dificuldades que o país que invadiu a Ucrânia tem vindo a enfrentar: “A Rússia tem lutado sem rumo, durante três anos e meio, uma guerra que deveria ter levado menos de uma semana para ser vencida por uma potência militar real. Isso não está a distinguir a Rússia. Na verdade, está a fazê-la parecer um ‘tigre de papel’.”
Trump vai mais longe ao dizer que os russos não sabem o que se passa e que, quando descobrirem que “a maior parte do seu dinheiro está a ser gasto” numa guerra, a Ucrânia terá ainda mais possibilidades de vencer e de “recuperar o seu país na sua forma original e, quem sabe, talvez até ir além disso”.
Apesar da reflexão, o líder norte-americano deseja “o melhor para ambos os países”, garantindo, por fim, o fornecimento de armamento à NATO.