O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu esta sexta-feira na Casa Branca o recém-eleito presidente da câmara de Nova Iorque, o democrata socialista Zohran Mamdani, num encontro que marcou a aproximação entre os dois políticos, anteriormente trocando acusações durante a campanha.
Durante a campanha para a presidência da câmara de Nova Iorque, Trump referiu-se a Mamdani como “um lunático comunista” e “um maluco total”, enquanto o autarca eleito respondeu com críticas ao estilo do antigo Presidente, chegando a apelidá-lo de “fascista”. No entanto, o encontro desta sexta-feira decorreu num clima cordial, com trocas de sorrisos, apertos de mão e palmadas amistosas.
“Penso que terá, espero, um grande mandato como presidente da câmara. Quanto mais sucesso ele tiver, mais feliz ficarei. Vamos ajudá-lo a realizar o sonho de todos de ter uma Nova Iorque forte e muito segura”, afirmou Trump, sublinhando que algumas das ideias de Mamdani coincidem com as suas, nomeadamente em questões relacionadas com a inflação e o custo de vida.
Zohran Mamdani, de 34 anos, naturalizado norte-americano e nascido no Uganda, descreveu a reunião como “muito produtiva” e destacou o foco comum nos desafios da cidade, nomeadamente habitação e custo de vida. “O que realmente aprecio é que a reunião não se concentrou nos pontos de discórdia, mas sim no propósito comum de servir os nova-iorquinos”, afirmou o autarca.
Trump apoiou o independente e ex-governador democrata Andrew Cuomo, derrotado por Mamdani por larga margem.