Prepare-se para alguns constrangimentos antes do final do ano. Algumas zonas dos concelhos de Oeiras (Lisboa) e Loulé (Faro) vão sofrer cortes programados de eletricidade no próximo dia 28 de dezembro.
De acordo com um comunicado divulgado no site da E-Redes, a interrupção do fornecimento deve-se a trabalhos de manutenção na rede elétrica, realizados em períodos de menor consumo para reduzir o impacto junto dos clientes.
No concelho de Oeiras, o corte está previsto entre as 7:00 e as 11:00 da manhã, nas seguintes zonas:
- União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada–Dafundo, nomeadamente na Avenida Pierre de Coubertin e na zona da Boa Viagem;
- União das Freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias.
Já no concelho de Loulé, em Faro, a interrupção irá afetar a freguesia de Loulé, também entre as 7:00 e as 11:00, na Rua Maria Etelvina Teodósio.
A E-Redes explica que estas interrupções “ocorrem quando todas as alternativas de alimentação estão esgotadas”, e garantindo que o impacto para os clientes seja o mais reduzido possível.
Por razões de segurança, a empresa recomenda que os consumidores devem agir como se a eletricidade pudesse regressar a qualquer momento, uma vez que o fornecimento pode ser restabelecido antes do previsto ou durante testes técnicos.
Quanto a eventuais danos em eletrodomésticos, o especialista Pedro Silva explicou à CNN Portugal que, em princípio, “não deverá acontecer nada”, uma vez que se trata de uma manutenção programada e realizada com cautela. Ainda assim, recomenda-se que os equipamentos mais sensíveis sejam desligados da tomada como medida preventiva.
Os trabalhos decorrem ao abrigo dos artigos 72.º e 75.º do Regulamento de Relações Comerciais do Setor Elétrico e do Gás.