A situação do Serviço Nacional de Saúde(SNS) afigura-se cada vez mais complicada e este fim de semana será marcado por novos constrangimentos em vários serviços de urgência espalhados por todo o país. Saiba quais são.
Este sábado, dia 22, o serviço de urgência de obstetrícia e ginecologia do hospital das Caldas da Rainha vai estar encerrado. Com as urgências de obstetrícia dos hospitais de Setúbal, Santarém, São Francisco Xavier (Lisboa), Aveiro e Leiria a funcionarem de forma condicionada, recebendo apenas casos encaminhados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes do Instituto Nacional de Emergência Médica (CODU/INEM).
De acordo com as escalas publicadas pelo SNS, nos sábado estarão abertos 121 serviços de urgência em todo o país, além de 33 unidades que funcionam no âmbito do projeto-piloto que obriga os utentes a contactar previamente a Linha SNS 24.
Já no domingo a situação irá agravar-se, com os hospitais de Setúbal, Vila Franca de Xira e Caldas da Rainha a encerrarem os seus serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia. No domingo, estarão em funcionamento 114 urgências e 32 unidades do projeto-piloto.
Ainda este fim de semana as urgências pediátricas do Hospital de Vila Franca de Xira e do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, vão funcionar com limitações, atendendo apenas casos referenciados pelo INEM.
Na origem destes constrangimentos está a falta de médicos especialistas que assegurem as escalas. As autoridades recomendam que, antes de se deslocar a uma urgência, contacte a Linha SNS 24 (808 24 24 24) para obter orientação precisa.