Se vai viajar e o seu passaporte já caducou ou está perto da data de validade, então há uma coisa que deve saber: a partir do início de 2026, os passaportes vão passar a ter o dobro da validade, ou seja deixam de ter os atuais cinco anos para passarem a estar válidos por 10 anos.
Apesar de só entrar em vigor no próximo ano, a medida não é nova. A alteração da validade do passaporte foi aprovada em 2024, através de um pacote de 15 medidas anunciadas pelo Governo, com o objetivo de promover a “uniformização, simplificação e digitalização dos serviços públicos, chegando a cada vez mais cidadãos e empresas”.
Na origem desta alteração esteve o facto de existirem “contrafações de elevada qualidade do atual modelo” do passaporte, bem como do prazo de cinco nos obrigar “a frequentes renovações por parte dos cidadãos”. Apesar do alargamento do prazo, este pode não se aplicar a menores de idade.
Assim já sabe, se puder espere até 2026 para renovar o seu passaporte e garantir o dobro da validade. O documento tem um custo de 65 euros.