André Ventura, de 42 anos, filmou-se a ‘corrigir’ os cartazes sobre os ciganos com uma tarja onde se lê a palavra “censurado”, depois de o Tribunal Cível de Lisboa lhe ter dado 24 horas para retirar os outdoors com mensagens como “Os ciganos têm de cumprir a lei”. O presidente do Chega partilhou o vídeo nas redes sociais, onde se mostra a subir a um escadote para colar a faixa.
“Há dias em que é preciso resistir e não desistir, em nome da verdade. Hoje é um desses dias!”, escreveu nas redes sociais.
Recorde-se que, além de estar obrigado a retirar os cartazes, André Ventura foi ainda condenado ao pagamento de 2 mil e 500 euros por cada dia em que os outdoors permaneçam afixados. A decisão foi tomada depois de o tribunal dar razão às associações de ciganos, que processaram o presidente do Chega.
Depois de tomar conhecimento da decisão, André Ventura garantiu que a iria respeitar. Não totalmente, como se vê. O presidente do Chega considerou esta decisão um precedente gravíssimo para a política em Portugal e diz que vai recorrer desta condenação.