Com um novo EP no mercado, ‘Lusa: Ato II’, Bárbara Bandeira, de 24 anos, lançou esta sexta-feira, dia 9, o videoclipe ‘Marcha’ nas principais plataformas digitais e no seu YouTube. Mas, para já, o que está em destaque é o seu vestido, feito inteiramente de joias tradicionais portuguesas: pesa 7 quilos e está avaliado em 90 mil euros.
Criado em colaboração com a Portugal Jewels, marca com a qual tem vindo a colaborar recentemente, e confecionada por André Rodarts, a peça junta algumas das formas mais emblemáticas da joalharia. Há Corações de Viana, Brincos à Rainha, Brincos Galegos, Filigrana e Caramujos, todas elas feitas com recurso a técnicas artesanais e ancestrais.
Esta criação de alta-costura foi elaborada à mão. O objetivo é mostrar que o artesanato português tem “escala, linguagem e relevância cultural”, segundo a cofundadora da Portugal Jewels, Joana Bastos Gomes, que acrescentou que há espaço para ele “fora do museu e dentro da criação contemporânea”.
Bárbara Bandeira vive dias felizes, não fala do mediático vestido, mas do seu novo trabalho discográfico. “‘Marcha’ abre a segunda etapa do projeto, em que me aprofundo nas minhas raízes portuguesas como parte natural do meu percurso artístico, ao mesmo tempo em que busco me aproximar do público brasileiro”, explica a cantora.
As suas últimas três publicações nas redes sociais, a promoverem ‘Marcha’, já chegaram aos 100 mil likes, com milhares também de mensagens de fãs, amigos e figuras públicas.