As autoridades sanitárias da Índia emitiram uma alerta após a confirmação de um novo surto do vírus Nipah no estado de Bengala Ocidental.
Até ao momento, foram registados pelo menos dois casos positivos, e aproximadamente 190 pessoas que estiveram em contacto com os infetados e já foram colocadas em quarentena, enquanto aquelas com sintomas foram testadas.
O Centro Nacional para o Controlo de Doenças (NCDC) ativou protocolos de emergência e o Ministério da Saúde instruiu os hospitais da região a reforçarem a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) para os profissionais de saúde, devido ao risco de transmissão entre humanos.
O vírus Nipah é um patógeno zoonótico, transmitido principalmente por morcegos, porcos ou alimentos contaminados, e pode causar desde infeções leves até doenças respiratórias graves e encefalite letal.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a taxa de mortalidade da infeção varie entre 40% e 75%, e atualmente não existe vacina nem tratamento específico.
O vírus Nipah foi identificado pela primeira vez em 1998, durante um surto entre criadores de porcos na Malásia e em Singapura.
O contágio ocorre através do contacto com fluidos de animais infetados (morcegos ou porcos), consumo de alimentos contaminados (como sumo de tâmara) ou contacto direto entre humanos.