Duas mulheres, de 16 e 21 anos, foram detidas na quinta-feira, dia 23, por suspeitas de prática de diversos crimes, entre os quais furto qualificado, furto simples, abuso de cartão de pagamento e falsificação de documentos, anunciou hoje o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, em comunicado enviado à Lusa.
As detidas circulavam pelas linhas do Metropolitano de Lisboa oferecendo ajuda aos passageiros que pretendessem comprar ou carregar títulos de transporte. Durante o processo, aproveitavam para memorizar o código PIN dos cartões de pagamento e, posteriormente, furtarem as vítimas. Já na posse dos cartões, dirigiam-se a estabelecimentos comerciais onde adquiriram vestuário, produtos eletrónicos e serviços de beleza e estética.
Segundo o comunicado da PSP, as detidas compravam cartões-presente de modo a poderem gastar o valor desses cartões, dias depois, em várias lojas de Lisboa. As detenções ocorreram no momento em que as suspeitas efectuavam a compra de dois telemóveis, no valor de 1.249 euros cada. A investigação estima um prejuízo na ordem dos 14 mil euros, lesando seis vítimas.