André Ventura, agora na qualidade de candidato às eleições presidenciais de 2026, é direto num dos cartazes de campanha: “Isto não é o Bangladesh”. A mensagem aproveita a popularidade de uma música homónima, que tem circulado nas redes sociais nas últimas semanas, para colocar o tema da imigração na campanha presidencial.
O caso já chegou ao Bangladesh. A partir de Lisboa, o canal de televisão Jamuna TV fez uma reportagem sobre o cartaz e obteve as reações do líder da comunidade bengali, Rana Taslim Uddin, que mostrou repulsa pelos cartazes de André Ventura.
A comunidade bengali em Portugal está revoltada e tal é visível não só nos comentários ao vídeo da Jamuna TV, no Youtube, como em vários grupos nas redes sociais de bengalis. Muitos falam em “racismo” e pedem que a embaixada do Bangladesh em Portugal tome uma atitude. Há quem diga que André Ventura está a “gozar com o Bangladesh”.
Entretanto, em reação à agitação causada pelo cartaz de André Ventura, a embaixada do Bangladesh em Portugal apela à ordem e pediu, nas redes sociais, “a todos os expatriados Bangladesh que mantenham sempre a calma”. A embaixada revela ainda que “as autoridades apropriadas estão a ser contactadas pela embaixada sobre este assunto”.