Lula da Silva, de 81 anos, afirmou nesta segunda-feira, dia 27, que deve esperar fazer “um bom acordo” com Donald Trump, no âmbito das negociações relativas às tarifas impostas aos produtos brasileiros.
Em breves declarações prestadas aos jornalistas, à saída do hotel em que está hospedado, em Kuala Lumpur, na Malásia, Lula comentou o encontro que manteve com Trump no domingo, à margem da 47.ª Cimeira da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).
“Eu entreguei-lhe [Trump] um documento das coisas que eu queria conversar. Portanto, não foram apenas palavras. Ele tem um documento sabendo o que o Brasil quer, e eu acho que nós vamos fazer um bom acordo.”
Lula adiantou ainda que, se os ministros da fazenda, Fernando Haddad, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o vice-presidente, Geraldo Alckmin, enfrentarem dificuldades no processo de negociação, ele próprio intervirá diretamente com Trump. “Ele tem o meu número, eu tenho o número dele, nós vamos colocar as equipes para negociar. A minha equipe é de alto nível.
Recorde-se que Lula da Silva comemora hoje o seu 81.º aniversário, tendo recebido felicitações dos jornalistas estrangeiros presentes na reunião da ASEAN, que lhe cantaram os parabéns. Veja o vídeo aqui.