A Torre dei Conti, um edifício medieval com 29 metros de altura localizado nas imediações do Coliseu, em Roma, desabou parcialmente na manhã desta segunda-feira, dia 3, e provocou três feridos, um deles em estado grave.
O colapso do imóvel construído no século XIII, que está a receber obras de restauro, ocorreu em duas fases. Depois de um primeiro desabamento, que deixou vários trabalhadores entres os escombros da torre, parte do edifício voltou a ruir quando os bombeiros locais resgatavam os indivíduos, deixando um homem soterrado.
Dois dos feridos já foram resgatados, sendo que um está em estado grave, tendo sido transportado para o hospital com um traumatismo craniano. O terceiro ainda está no local.
A área já foi isolada pelas autoridades, que estão a investigar as causas do acidente. O ministro da Cultura, Alessandro Giuli, e um autarca da capital italiana, Roberto Gualtieri, dirigiram-se ao local para prestar o seu apoio às vítimas. Já Francesco Rocca, presidente da região de Lazio, na qual Roma se integra, garantiu estar a acompanhar a situação e expressou a sua “mais profunda solidariedade para com o trabalhador gravemente ferido”, e para com os outros sinistrados.
