A Lufthansa entregou esta quinta-feira, 20, a manifestação de interesse no processo de privatização da TAP, que termina daqui a dois dias.
“Além da aquisição inicial de uma participação minoritária, o objetivo do processo é estabelecer uma parceria de longo prazo entre o Grupo Lufthansa e a TAP Air Portugal, de forma a assegurar o futuro bem-sucedido da TAP enquanto companhia aérea nacional de Portugal”, refere a companhia alemã, em comunicado.
O Governo de Luís Montenegro prevê transferir até 44,9% do capital da TAP, reservando 5% para os trabalhadores, conforme estipulado pela Lei das Privatizações. Caso esta tranche não seja totalmente subscrita, o futuro comprador terá direito de preferência.
Recorde-se que a Air France–KLM também já formalizou, na quarta-feira, dia 19, a sua manifestação de interesse na privatização da TAP, antecipando-se ao prazo limite fixado para dia 22 de novembro. O grupo franco-neerlandês destacou que este passo reforça a sua intenção firme de entrar no processo e diz aguardar com atenção a evolução das próximas fases.