Traído pela tradução literal do alemão para o português, André Ventura confundiu o ‘Burguerfest’, um festival cívico que tem lugar este fim-de-semana em Berlim, onde o nosso Presidente da República estará presente, com um simples festival de hambúrgueres.
Ontem, num tom indignado, através de um post publicado ontem nas suas redes sociais e que, só no Instagram, reuniu mais de 200 mil visualizações e cerca 2 mil comentários, o líder do Chega ‘espalhou-se ao comprido’, surgindo a mostrar a sua surpresa pelo aparente motivo da visita que o Marcelo inicia hoje à Alemanha – um festival de hambúrgueres.
Brandindo um papel, e depois de reconhecer ter “dificuldade em acreditar” no propósito da viagem de Marcelo, Ventura afirma que “o parlamento aprovou, com os votos contra do Chega, uma deslocação do Presidente da República para ir, com o nosso dinheiro e os nossos impostos, à Alemanha a um festival de hambúrgueres”.
Horas depois, André Ventura apagou o vídeo. É que, afinal, o tal ‘Burguerfest’ é tudo menos um festival de hambúrgueres, trata-se, isso sim, de um evento que visa enaltecer o trabalho voluntário e promover o envolvimento dos cidadãos, e em cuja edição deste ano, Portugal é o país convidado.
Nesse festival, Marcelo irá fazer um discurso na cerimónia de abertura e participar num debate com a primeira-dama alemã, Elke Büdenbender, e a reitora da Universidade Católica, Isabel Capeloa Gil, sobre o tema “como dar esperança às crianças em tempos de crise”.
O 24Horas desconhece se, durante a visita de dois dias à Alemanha, o Presidente da República terá oportunidade de comer algum hambúrguer, ou se será fiel à gastronomia alemã, preferindo o típico chucrute…