O regresso do quadro “Retrato de uma Dama”, de Giuseppe Ghislandi, ao centro das atenções artísticas e mediáticas, representa não só a redescoberta de uma obra-prima do barroco italiano, mas também a reabertura de feridas históricas ainda por sarar.
Pintado no século XVII, o retrato destaca-se pela delicadeza do traço e pelo magistral jogo de luz e sombra, características que consagraram Ghislandi como um dos grandes retratistas do seu tempo.
A história da pintura é, ela própria, um espelho das convulsões do século XX. Roubada durante a Segunda Guerra Mundial, a obra permaneceu desaparecida durante décadas, até ser recentemente identificada numa residência privada na Argentina. O seu reencontro não só devolve ao mundo da arte um tesouro perdido, como reacende o debate sobre a restituição de património cultural saqueado em tempos de conflito.
Especialistas sublinham a importância simbólica da recuperação: “Recuperar obras como esta não é apenas sobre a arte em si, mas sobre restaurar a dignidade e a história daqueles que foram afetados por esses eventos terríveis”, afirmou um curador da Galeria de Arte de Nova Iorque. O caso do “Retrato de uma Dama” é apenas um entre centenas de exemplos de património ainda por devolver, estimando-se que cerca de 20% das obras de origem judaica roubadas na guerra continuam desaparecidas.